31.10.06

Por onde andou este Tear!

Fragmentos do texto “Tradição x Tecnologia, Artesanato x Desing”
Mariana Tozzi Dutra


A síntese deste texto, também conta um pouco da historia dos Teares:
O surgimento do artesanato foi resultado da necessidade do homem, aliada ao poder de inovar, para que fossem criados objetos que cumprissem funções cotidianas dentro da comunidade. O tear artesanal, instrumento simples, de uso milenar, vem acompanhando o ser humano desde os primórdios de sua conscientização como ser pensante, autônomo e capaz de adaptar-se ao meio, com o uso de sua mente e também de suas mãos.
A ovelha foi um dos primeiros animais a ser domesticados há 8000 anos. Não demorou muito para que o homem pré-histórico aprendesse a arte de tecer o fio de lã usando estes teares, parecidos com os usados ainda hoje.
Foi na região da Mesopotâmia, atual Iraque, onde a lã começou a ser comercializada como mercadoria de primeira necessidade. Pesquisas arqueológicas indicam que as primeiras indústrias de tecelagem surgiram ali por volta de 2500 a.C.
A grandiosidade e exuberância da tecelagem que se vê, por exemplo, no Antigo Egito, pode parecer difícil de entender dada a simplicidade dos instrumentos que se utilizavam até então.
No entanto, o tear antigo, manual, já continha primitivamente estágios das técnicas empregadas pelas máquinas automáticas de nossos dias. Os chamados “tear de Circe” e o “tear de Penélope”, conhecidos das antigas pinturas gregas, nos dão uma idéia da utilização da tecelagem nos tempos da guerra de Tróia.
Já na idade Média, o comércio deixou de ser local e extrapolou as fronteiras dos países. Nessa época séc. XV e XVI aconteceram as viagens para as novas terras.
Os poderosos da Europa procuravam contar com os serviços de artistas e artesãos competentes. Contrataram artesãos de várias regiões. Pode-se destacar os árabes com suas avançadas técnicas e utilização de plantas para dar cor aos fios, que até então eram brancos oou da cor dos pêlos dos animais. A mistura de todo esse conhecimento levou a arte da tecelagem artesanal a um grande desenvolvimento.
No Brasil, o tear inicialmente utilizado era de origem indígena. A fiação era feita com roca ou roda de fiar. A operação de tingimento empregava tintas produzidas a partir da flora local, como o pau-brasil, a aroeira e outras. Obtinha-se a tinta com o cozimento de cascas, raízes ou folhas, conforme o caso.
Nos séc. XVI e XVII, aconteceram profundas mudanças na estrutura da sociedade inglesa, com a transformação da propriedade agrícola em empresa manejada segundo os critérios do lucro. Houve a substituição do cultivo de cereais pela criação de ovelhas, dada a maior rentabilidade desta última atividade, em função da alta dos preços da lã no mercado internacional. O rápido desenvolvimento da tecelagem exige métodos mais modernos, o que induz à chamada Revolução Industrial.

1 Comments:

Blogger Sandra Josende said...

Colega Liana

Que bom realizar este trabalho de forma virtual.

Um abraço,

Sandra

03 novembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home